Você está precisando do telefone do INSS, mas está com dificuldades para encontrá-lo na internet?
Se a resposta for sim, não se preocupe! Nós vamos te ajudar!
Logo abaixo, mostraremos qual é o número do telefone do INSS e formas alternativas para entrar em contato com essa autarquia do Governo Federal.
Apresentaremos, também, as redes sociais do INSS, os links para download do aplicativo e o histórico de reclamações. Vamos lá?
Qual o telefone do INSS?
O número do telefone do INSS é 135.
O atendimento do INSS por telefone funciona de segunda a sábado, das 7:00 às 22:00 horas.
As ligações efetuadas por telefones fixos e telefones públicos (orelhões) são gratuitas.
Para ligações de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.
Portal do INSS
O Portal do INSS disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços.
Através desse site, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas.
Link para o Portal INSS: www.inss.gov.br
Meu INSS
Para facilitar a vida dos segurados, foi criada a ferramenta “Meu INSS”, que pode ser acessada pelo computador ou pelo celular, utilizando o link https://meu.inss.gov.br/central/#/.
Para utilizar os serviços do “Meu INSS”, o usuário deverá se cadastrar e obter uma senha no próprio site. Em caso de dúvida para realizar este procedimento, é possível ligar para o telefone 135.
Os seguintes serviços estão disponíveis no “Meu INSS”:
- Aposentadorias Urbanas
- Salário Maternidade
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Agendamentos/Requerimentos
- Histórico de Crédito de Benefício
- Carta de Concessão
- Agendamento de Perícia
- Resultado de Perícia
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de Imposto de Renda
- Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
- Consulta de Revisão de Benefício – Artigo 29
- DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual
- Alteração de Dados de Contato
O INSS possui Atendimento Presencial?
O INSS possui mais de 1.500 pontos de atendimento, que estão espalhados por todo o Brasil.
Esses pontos são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.
Para agendar o seu atendimento em uma agência física, basta entrar na página de agendamento do INSS e clicar no ícone “Agendar”, conforme mostrado na figura abaixo.
Contato com a Ouvidoria do INSS
Você pode registrar dúvidas, denúncias, elogios, reclamações e/ou sugestões através dos canais de comunicação disponibilizados pela Ouvidoria do INSS, a saber:
- Telefone da Ouvidoria: Central de Atendimento 135 (de segunda a sábado, das 7:00h às 22:00h)
- Internet: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/
- Correspondência: Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF
- Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar (de segunda a sexta, das 8:00h às 18:00h)
Ressalta-se que a Ouvidoria do INSS deixou de enviar correspondências físicas ao cidadão desde o dia 03/09/2018. Esta prática foi adotada para reduzir os gastos relacionados à administração pública.
Sendo assim, as respostas dos questionamentos enviados à Ouvidoria ficarão disponíveis somente no sistema SOUWEB.
É sempre importante lembrar que a Ouvidoria é um pós-atendimento, ou seja, só atende o cidadão que já tenha entrado em contato com o INSS ou com o Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).
Redes Sociais
O INSS também está presente nas redes sociais.
A autarquia utiliza diversas mídias para se aproximar do cidadão e divulgar suas atuações.
Em muitas ocasiões, o contato através destas ferramentas de comunicação pode esclarecer dúvidas de forma bastante ágil.
As mídias disponíveis são as seguintes:
Aplicativo “Meu INSS”
Para aquelas pessoas que adoram a tecnologia, o INSS disponibiliza o aplicativo chamado “Meu INSS”.
Esta ferramenta funciona como um canal online entre o INSS e o cidadão, permitindo consultas e emissão de extratos, além de vários outras funcionalidades.
O app é grátis e encontra-se disponível para download nas plataformas Android e iOS.
- Download do app “Meu INSS” para aparelhos com sistema Android
- Download do app “Meu INSS” para aparelhos com sistema iOS
Histórico de Reclamações do INSS
O site “Reclame Aqui” é um excelente local para resolver problemas, principalmente quando todas as alternativas anteriores falharem.
Entretanto, para o INSS, definitivamente esta não é a melhor opção.
Apesar de existirem diversas postagens de usuários na página do “Reclame Aqui” sobre o INSS, nenhuma reclamação foi respondida.
Assim, recomendamos que as reclamações sejam dirigidas apenas aos canais oficiais do INSS, os quais foram anteriormente citados.
Obs: Consulta realizada em 16 de abril de 2019.
Considerações Finais
Nesse artigo, mostramos que os cidadãos podem usar o telefone 135 do INSS para esclarecer dúvidas, realizar reclamações ou agendar serviços.
Como forma alternativa à ligação telefônica, mencionamos que é possível utilizar o portal do INSS e disponibilizamos o endereço de acesso.
Mostramos, também, que o contato com a Ouvidoria do INSS pode ser realizado por telefone, internet, correspondência ou atendimento presencial.
Além disso, disponibilizamos os links para acesso às redes sociais do INSS e para o download do aplicativo “Meu INSS”.
Por fim, mostramos que o “Reclame Aqui” não é uma boa ferramenta para resolver problemas com o INSS.
Desta forma, esperamos ter ajudado nossos leitores a encontrarem de forma simples e rápida todos os contatos do INSS.
Nota: Nosso site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer ligação com o INSS. Dessa forma, dúvidas, sugestões e/ou reclamações devem ser encaminhadas para a autarquia pelos canais de atendimento.
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