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Telefone do INSS

13 de maio de 2019 por Rafael Guedes - Revisado em 29 de outubro de 2019

Você está precisando do telefone do INSS, mas está com dificuldades para encontrá-lo na internet?

Se a resposta for sim, não se preocupe! Nós vamos te ajudar!

Logo abaixo, mostraremos qual é o número do telefone do INSS e formas alternativas para entrar em contato com essa autarquia do Governo Federal.

Apresentaremos, também, as redes sociais do INSS, os links para download do aplicativo e o histórico de reclamações. Vamos lá?

Qual o telefone do INSS?


O número do telefone do INSS é 135.

O atendimento do INSS por telefone funciona de segunda a sábado, das 7:00 às 22:00 horas.

As ligações efetuadas por telefones fixos e telefones públicos (orelhões) são gratuitas.

Para ligações de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Portal do INSS


O Portal do INSS disponibiliza ao cidadão diversos serviços online que dispensam o atendimento presencial, além de informações sobre benefícios e serviços.

Através desse site, é possível requerer benefícios como pensão por morte, emitir o extrato de pagamento e realizar diversas outras consultas.

Link para o Portal INSS: www.inss.gov.br

portal-inss

Meu INSS


Para facilitar a vida dos segurados, foi criada a ferramenta “Meu INSS”, que pode ser acessada pelo computador ou pelo celular, utilizando o link https://meu.inss.gov.br/central/#/.

Para utilizar os serviços do “Meu INSS”, o usuário deverá se cadastrar e obter uma senha no próprio site. Em caso de dúvida para realizar este procedimento, é possível ligar para o telefone 135.

Os seguintes serviços estão disponíveis no “Meu INSS”:

  • Aposentadorias Urbanas
  • Salário Maternidade
  • Extrato Previdenciário (CNIS)
  • Simulação de Tempo de Contribuição
  • Agendamentos/Requerimentos
  • Histórico de Crédito de Benefício
  • Carta de Concessão
  • Agendamento de Perícia
  • Resultado de Perícia
  • Extrato de Empréstimo Consignado
  • Extrato de Imposto de Renda
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
  • Consulta de Revisão de Benefício – Artigo 29
  • DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual
  • Alteração de Dados de Contato

O INSS possui Atendimento Presencial?


O INSS possui mais de 1.500 pontos de atendimento, que estão espalhados por todo o Brasil.

Esses pontos são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.

Para agendar o seu atendimento em uma agência física, basta entrar na página de agendamento do INSS e clicar no ícone “Agendar”, conforme mostrado na figura abaixo.

agendar-atendimento-posto-inss

Contato com a Ouvidoria do INSS


Você pode registrar dúvidas, denúncias, elogios, reclamações e/ou sugestões através dos canais de comunicação disponibilizados pela Ouvidoria do INSS, a saber:

  • Telefone da Ouvidoria: Central de Atendimento 135 (de segunda a sábado, das 7:00h às 22:00h)
  • Internet: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/
  • Correspondência: Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF
  • Atendimento presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala ‘A’, 1º andar (de segunda a sexta, das 8:00h às 18:00h)

Ressalta-se que a Ouvidoria do INSS deixou de enviar correspondências físicas ao cidadão desde o dia 03/09/2018. Esta prática foi adotada para reduzir os gastos relacionados à administração pública.

Sendo assim, as respostas dos questionamentos enviados à Ouvidoria ficarão disponíveis somente no sistema SOUWEB.

É sempre importante lembrar que a Ouvidoria é um pós-atendimento, ou seja, só atende o cidadão que já tenha entrado em contato com o INSS ou com o Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).

Redes Sociais


O INSS também está presente nas redes sociais.

A autarquia utiliza diversas mídias para se aproximar do cidadão e divulgar suas atuações.

Em muitas ocasiões, o contato através destas ferramentas de comunicação pode esclarecer dúvidas de forma bastante ágil.

As mídias disponíveis são as seguintes:

  • Facebook
  • Twitter

Aplicativo “Meu INSS”


Para aquelas pessoas que adoram a tecnologia, o INSS disponibiliza o aplicativo chamado “Meu INSS”.

Esta ferramenta funciona como um canal online entre o INSS e o cidadão, permitindo consultas e emissão de extratos, além de vários outras funcionalidades.

O app é grátis e encontra-se disponível para download nas plataformas Android e iOS.

  • Download do app “Meu INSS” para aparelhos com sistema Android
  • Download do app “Meu INSS” para aparelhos com sistema iOS

Histórico de Reclamações do INSS


O site “Reclame Aqui” é um excelente local para resolver problemas, principalmente quando todas as alternativas anteriores falharem.

Entretanto, para o INSS, definitivamente esta não é a melhor opção.

Apesar de existirem diversas postagens de usuários na página do “Reclame Aqui” sobre o INSS, nenhuma reclamação foi respondida.

Assim, recomendamos que as reclamações sejam dirigidas apenas aos canais oficiais do INSS, os quais foram anteriormente citados.

reclamacao-inss-reclame-aqui

Obs: Consulta realizada em 16 de abril de 2019.

Considerações Finais


Nesse artigo, mostramos que os cidadãos podem usar o telefone 135 do INSS para esclarecer dúvidas, realizar reclamações ou agendar serviços.

Como forma alternativa à ligação telefônica, mencionamos que é possível utilizar o portal do INSS e disponibilizamos o endereço de acesso.

Mostramos, também, que o contato com a Ouvidoria do INSS pode ser realizado por telefone, internet, correspondência ou atendimento presencial.

Além disso, disponibilizamos os links para acesso às redes sociais do INSS e para o download do aplicativo “Meu INSS”. 

Por fim, mostramos que o “Reclame Aqui” não é uma boa ferramenta para resolver problemas com o INSS.

Desta forma, esperamos ter ajudado nossos leitores a encontrarem de forma simples e rápida todos os contatos do INSS.


inss-telefone


Nota: Nosso site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer ligação com o INSS. Dessa forma, dúvidas, sugestões e/ou reclamações devem ser encaminhadas para a autarquia pelos canais de atendimento.

About Rafael Guedes

Rafael Guedes tem 26 anos, é Atuarial formado pela UERJ e quer te ajudar a resolver questões simples do dia a dia.
Conheça o perfil do autor no LinkedIn.

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