Você precisa do telefone da Enel para realizar alguma reclamação ou solicitação junto à empresa, mas está encontrando dificuldades para encontrá-lo na internet, não é mesmo?
Pois bem, fique tranquilo! Você chegou ao lugar certo!
Logo abaixo, mostraremos os telefones disponibilizados pela Enel em cada um dos estados nos quais a empresa atua.
Adicionalmente, você aprenderá que existem outras formas de fazer contato com a Enel, além da ligações telefônicas.
Por fim, apresentaremos as mídias sociais da Enel e o histórico de reclamações da empresa. Vamos lá?!
Qual o telefone da Enel?
Você pode registrar dúvidas, reclamações e/ou sugestões através do Serviço de Atendimento ao consumidor (SAC) da Enel.
Como a Enel possui atuação em diferentes Estados da Federação, mostraremos os telefones disponíveis para cada uma das localidades atendidas pela empresa, a saber:
Enel São Paulo:
- Telefone Enel para atendimento comercial: 0800 72 72 120
- Telefone Enel para deficientes auditivos: 0800 77 28 626
- Telefone Enel para emergências (falta de energia ou problemas na rede): 0800 72 72 196
- Telefone Enel para área fora da concessão: (11) 2195-2734
- Telefone Enel para serviços essenciais*: 0800 72 90 196
* São considerados serviços ou atividades essenciais aqueles cuja interrupção coloque em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Enel Rio de Janeiro:
- Telefone Enel: 0800 28 00 120
- Telefone Enel para deficientes auditivos: 0800 28 21 887
- SMS: 27389
Enel Goiás:
- Telefone Enel: 0800 28 00 120
- Telefone Enel para deficientes auditivos: 0800 28 21 887
- SMS: 27389
Enel Ceará:
- Telefone Enel: 0800 28 50 196
- Telefone Enel para deficientes auditivos: 0800 28 01 887
- SMS: 26816
Chat online
A Enel também disponibiliza a ferramenta de chat, que permite o atendimento online dos seus clientes.
Para usar este meio de comunicação, basta acessar o site da empresa e selecionar a opção “Chatbot”, que encontra-se no canto inferior, no lado direito da tela (ver figura abaixo).
A opção chat online está disponível para os estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
Para facilitar o acesso dos nossos leitores a este serviço, disponibilizamos os links abaixo:
Atendimento presencial
A Enel possui atendimento presencial nas diversas lojas espalhadas pelo Brasil.
Para encontrar a loja mais próxima de sua residência, basta acessar um dos links abaixo e indicar a sua localização.
Ouvidoria da Enel
A Ouvidoria Enel deve ser acionada para solucionar ou responder às solicitações que não foram atendidas nos contatos realizados através dos canais de relacionamento.
Como a Enel tem atuação em mais de um estado, a empresa acabou optando por descentralizar o atendimento da sua Ouvidoria.
Por esta razão, listamos todas as formas de entrar em contato com a Ouvidoria de cada um dos estados atendidos pela Enel. Confira abaixo:
São Paulo:
- Telefone Ouvidoria: 0800 72 73 110 (em dias úteis, das 8h às 18h)
- Fax Ouvidoria: 21952766
- E-mail Ouvidoria Enel:[email protected]
- Site Ouvidoria: https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/area-aberta/dinamico/ouvidoria
Rio de Janeiro:
- Telefone Ouvidoria: 0800 00 120 00 (das 8h às 18h, em dias úteis).
- Site Ouvidoria: https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/ouvidoria.aspx
Goiás:
A Ouvidoria Enel de Goiás não possui telefone.
O contato deve ser realizado exclusivamente pelo site: http://ouvidoria.eneldistribuicao.com.br/Manifestante/Nova_Solicitacao.asp?emp=ENEL
Ceará:
- Telefone Ouvidoria: 0800 28 041 00 (das 8h às 18h, somente em dias úteis).
- Site Ouvidoria: https://www.eneldistribuicao.com.br/ce/ouvidoria.aspx
Aplicativos para smartphones
O aplicativo Enel traz a loja virtual da empresa diretamente para o seu smartphone.
Pelo app, é possível fazer notificações sobre falta de luz, solicitações de segunda via, atualização de cadastro, consulta de débito, religação, autoleitura rural, entre outras funcionalidades.
O aplicativo é gratuito e encontra-se disponível para download nas plataformas Android e iOS.
- Download do app “Enel São Paulo” para aparelhos com sistema Android
- Download do app “Enel Rio” para aparelhos com sistema Android
- Download do app “Enel Ceará” para aparelhos com sistema Android
- Download do app “Enel Goiás” para aparelhos com sistema Android
- Download do app “Enel São Paulo” para aparelhos com sistema iOS
- Download do app “Enel Rio” para aparelhos com sistema iOS
- Download do app “Enel Ceará” para aparelhos com sistema iOS
- Download do app “Enel Goiás” para aparelhos com sistema iOS
Redes sociais da Enel
A Enel também está presente nas redes sociais.
Em diversas ocasiões, o contato por meio destas ferramentas de comunicação pode esclarecer dúvidas ou solucionar reclamações de forma bem rápida.
As mídias disponíveis são as seguintes:
Reputação da Enel no “Reclame Aqui”
O site “Reclame Aqui” é uma ótima ferramenta para resolver problemas com as empresas, principalmente quando todas as alternativas anteriores não tiverem surtido efeito.
Ao consultarmos a reputação da Enel no “Reclame Aqui”, observamos que o site disponibiliza espaços distintos para postagens de acordo com cada uma das regiões atendidas pela empresa, conforme mostrado nas figuras abaixo.
Obs: Consulta realizada em 19 de maio de 2019.
Obs: Consulta realizada em 19 de maio de 2019.
Obs: Consulta realizada em 19 de maio de 2019.
Obs: Consulta realizada em 19 de maio de 2019.
Ao analisarmos os números do Reclame Aqui, podemos observar que a Enel apresenta uma alta taxa de reclamações respondidas em todos os quatro estados de atuação.
Este dado indica que a empresa reconhece o site Reclame Aqui como um ambiente importante para tentar sanar dúvidas e reclamações de seus clientes.
Entretanto, é importante mencionar que a empresa não tem conseguido satisfazer os anseios dos reclamantes, já que, de modo geral, as avaliações não foram satisfatórias.
A exceção fica por conta da Enel de Góias, que apresentou uma reputação considerada “boa”, nota 7,2 e índice de solução acima de 70%.
Considerações Finais
Ao longo deste artigo, disponibilizamos todos os telefones da Enel, que está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.
Adicionalmente, mostramos que é possível entrar em contato com a Ouvidoria da empresa por telefone, fax, e-mail ou pelo site, dependendo do estado em que o cliente se encontra.
Mostramos, também, que a Enel fornece atendimento presencial, aplicativos para smartphones e está presente nas redes sociais.
Por fim, apresentamos a reputação da empresa no “Reclame Aqui” e chegamos a conclusão de que este canal deve ser usado principalmente pelos clientes de Goiás, já que nos demais estados o atendimento foi considerado insatisfatório.
Desta forma, esperamos que este material tenha ajudado nossos leitores a encontrarem todos os contatos da Enel de forma simples e rápida.
Nota: Nosso site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer ligação com a Enel. Dessa forma, dúvidas, sugestões e/ou reclamações devem ser encaminhadas para a empresa pelos canais de atendimento.
Deixe uma resposta